About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Tuesday, November 14, 2006

CIRCULO DE HORRORES

Por Bruna Silveira

O mundo está de pernas para o ar ou o ar está de pernas para o mundo! O pais e as pessoas vivem momentos de extrema insensatez em todos os sentidos e as pessoas, desacreditada, assistem tudo de braços cruzados e ainda projetam mais podridão em seu circulo social.

Fomos às urnas, tivemos chances de mudar, de buscar um futuro melhor para nós e nossos filhos, para as relações de poder, pela liberdade de expressão, para um convívio harmonioso entre os seres de todas as espécies. Mas não foi escolhida tamanha grandeza para a nação, talvez por desinformação, talvez por descrédito na comunicação de massa, talvez por descrédito nos seres humanos, ou ainda por crédito exacerbado nos outros e pouco em nós mesmos.
No ambiente de trabalho, seja em qual área a pessoa atue, existem sempre olhares indiscretos, a vontade interior de dormir com tal pessoa e com o restante dos colegas, a banalização está completa. Entre superiores e subordinados isso sempre foi uma prática comum, porém pouco falada.
Com tais atitudes, relações são abaladas e banalizadas, o descrédito e a falta de vergonha na cara estão estampados, assim como a imagem das pessoas.
Mas, como obter boas referências se, as pessoas não têm boa referência?
Repetimos os erros que podem afetar uma nação, profissionais que trabalham com a liberdade, e demais pessoas. Não pensar nos outros e sim em nós mesmos, afinal, cada um pensando em si e não no bem estar de uma coletividade podemos atrasar o futuro de um país. A traição está enraizada na educação moderna e nos corações solitários.

Thursday, October 26, 2006

DICA DE LEITURA

TEMPO PRESENTE
Por Bruna Silveira
De Beatriz Sarlo, pela José Olympio editora.
A obra tem como cenário principal Buenos Aires, onde circulam as idéias da pensadora Argentina e autora do livro, sem esquecer que falar da própria aldeia é o melhor modo de falar a respeito de todo o mundo. Assuntos como populismo, ditadura e transição democrática não são, evidentemente, exclusivos de um pais. Assim como as mudanças provocadas na vida material e cultural dos argentinos. Professora de literatura na sua cidade, a autora não despreza recursos ficcionais em seus ensaios.

Viagens com (do) o Presidente

Por Bruna Silveira
De Eduardo Scolese e Leonencio Nossa, pela editora RCB, o Livro Viagens com o Presidente, nara as belezuras de um mandato de quatro anos, que mudou a história do país, mostrou que FHC quase não viajou e que a liberdade de imprensa para o presidente não existe, assim como o respeito por seus funcionários e o povo!
Vale a pena ler antes de votar

Sunday, October 22, 2006

RUMO AO SEGUNDO TURNO

Por Bruna Silveira


No próximo dia 29 de outubro, o povo vai as urnas, mais uma vez, escolher seu dirigente. Se ele irá comandar nossa nação maravilhosa com maestria e bom tom, ai é outra coisa.
Com a indicação de segundo turno, algo que para alguns era esperado e outros não, temos a chance de escolher da melhor forma possível, ou então, optar pelo menos pior!
Como dito anteiormente, é um bom momento de reflexão, o segundo turno mostra uma dúvida e um descontentamento com a atual situação do Brasil que pode ser modificada com um clicar de botões, depende do povo, de buscar subsídios e investigar a história de cada candidato, seja a cargo federal ou estadual.
O importante é lutar, buscar a mudança e querer um país melhor pra nós, para nossos pais, amigos, namorados, maridos, noivos, amantes, filhos.....
Tá chegando a hora de manifestar toda a democracia que adquirimos e saudar em festa, ou pegar as malas e sair andando!

DICA DE LEITURA: EM NOME DO CORPO

Autoria de Iacopo Pontormo pelo do Ateliê Editorial. o livro é o diário do próprio autor, o pintor e retratista renascentista italiano Icopo Pontonoro (1945-1957, discípulo de Leoardo da Vinco, com leogios de Michelangelo. O texto foi descoberto no início do século XX e traz anotações sobre o cotidiano do artista, que fala com originalidade sobre seu trabalho, relações pessoais, alimentação e o funcionamento do próprio organismo, ilustrando as páginas com seus desenhos. Excêntrico, morava no alto de uma torre, acessível apenas por uma escada móvel, controlada por um sistema de correias. A obra conta com a organização e notas de Homero Freitas de Andrade, que também fez apurado trabalho de recriação em português.

19º SET UNIVERSITÁRIO - Seu maior provedor de idéias

Dia 30 de outubro começa a corrida pela troca de experiênias na Faculdade de Comunicação - FAMECOS da PUCRS
A 19º Edição do SET UNIVERSITÁRIO traz uma intensa programação, a partir das 18h30 do dia 30 de outubro. A programação conta com palestras no turno da manhã e da noite e oficinais no turno da tarde!
O evento, criado em 1988, tem por objetivo estimular a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da área de jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, turismo, hotelaria, produção audivisual, cinema e vídeo.
Para os alunos, tanto da universidade como de outras faculdades de comunicação, há a Mostra Competitiva que premia com certificado e troféu os melhores trabalhos produzidos em atividades curriculares em diversas modalidades e é um dos principais propósitos do SET.
Maiores informações e a programação completa, está no site: http://www.pucrs.br/eventos/set/
Bruna Silveira

Thursday, October 12, 2006

Dica de leitura

O NASCIMENTO DE VÊNUS

O livro conta a história de ALESSANDRA CECCHI, uma menina que antes de fazer 15 anos começa a se interessar por arte. Seu pai, próspero comerciante de tecidos, leva um jovem pintor do norte da Europa para decorar a capela da família. O artista acaba despertando em ALESSANDRA a paixão pela pintura, algo impensável para os padrões da época. Decidida a dar vazão à sua veia artística, a jovem entra em choque com seus sentimentos e com a família. A obra é ambientada em Florença dos Médici, no século XV.
Outros trabalhos da autora são MARCAS DE NASCENÇA E SOB MINHA PELE.

CONCURSO NACIONAL DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA – PRÊMIO P.F.GASTAL

A partir de 09 de outubro estarão abertas as inscrições para o II CONCURSO NACIONAL DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA – PRÊMIO P.F.GASTAL. Preparem seus textos, que devem ser feitos sobre um dos 20 filmes sugeridos. O objetivo do concurso é incentivar a reflexão cinematográfica e o surgimento de novos críticos. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura de PORTO ALEGRE.

Bruna Silveira

Sunday, September 03, 2006


Espetáculo de Horrores
A corrida eleitoral deu sua largada no ultimo 15 de agosto, e mostrando que o povo brasileiro é desmemoriado mesmo.

Há quase um mêsde propagandas eleitorais gratuitas o povo brasileiro, vem mostrando em pesquisas divulgadas pela mídia padrão, sua falta de memória. Devem ter guardado as lembranças densas da CPI em malas em baixo da cama ou em cuecas nas gavetas de seu armário.

O blá blá blá que presenciamos todas as noites em nossa casa, não difere em nada do que ouvimos há quatro anos atrás, muito menos, do que tem presenciado neste período.

É difícil governar um País, com certeza, mais fácil e enganar o povo brasileiro e afirmar que de nada sabia, sendo que, nas propagandas veiculadas há quatro anos havia um compromisso e, garantia, de controle das contas publicas aos cuidados dos ministros em posse, que aliás, acho que muitos não são os mesmos. Por que será?

Há um bom índice, também, de eleitores votando em branco, acreditando que assim estão em protesto. Abram seus olhos, isso é fuga, é não opinar na trajetória eleitoral do País!

É bom, o povo, ao invés de achar que está bom e desligar a tv ou mudar de canal durante o horário eleitoral e dar uma olhadinha nos candidatos, em suas propostas e principalmente, buscar a história dos mesmo, já que a história ocorrida a míseros anos atrás foi esquecida, ou escondida.