About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Tuesday, August 11, 2009

Nem tudo ao mesmo tempo


Por Bruna Silveira

Um jovem casal está vivendo um casamento infeliz. Passeando pelas ruas da bela Itália, encontram um velho judeu. Com a memória enrolada pelos fatos da 2ª Guerra Mundial, o velho dá o nome de Simone ao casal. Tentando ajudá-lo, Giovanna envolve-se com o vizinho da janela da frente ao seu apartamento. Entre idas e vindas, Simone, o então Davide Veroli, clareia as idéias, toma seu rumo e deixa impresso no coração de Giovanna que sempre devemos ir atrás de nossos sonhos.
Como muitas vezes acontece fora da ficção, há dois caminhos a escolher: o amor ou o sucesso profissional? Giovanna faz sua opção, perde Lorenzo, o vizinho da janela da frente, mas com a ajuda e ensinamentos de Davide, realiza o sonho de ser confeiteira. Afinal, Davide nada mais tem que dor de amor e culpa pelo falecimento de Simone.
Ao mesmo tempo em que a película traz a beleza de um amor, traz a escolha entre a vida financeira e o comodismo de um relacionamento já fracassado.
A Janela da Frente tem roteiro de Ferzan Ozpetek e Gianni Romoli e direção de Ferzan Ozpetek. Lançado em 2003, o filme foi dedicado ao ator Massimo Girotti, intérprete do velho judeu e que faleceu em fevereiro do mesmo ano, antes do lançamento.
Vale a pena ver, entrar na história e repensar as escolhas e, de quebra, ver as belas paisagens da Itália.

Wednesday, August 05, 2009

JOB




O Leitor

Por Bruna Silveira










O amor de um jovem de 15 anos e uma mulher mais velha e analfabeta. Intenso como só poderia ser vivido por um pré-adolescente, o romance termina quando Hanna some sem explicação da vida de Michael. Após entregas intimas e leituras ela muda-se com o fim do verão.
Sem rumo, triste e sem opção, o jovem segue sua vida e entra para a faculdade de direito.
Em aulas práticas, Michael junto com os colegas e o professor, assiste ao julgamento de mulheres que trabalharam em um campo de concentração pós 2ª Guerra Mundial. Uma das julgadas é Hanna. Condenada a prisão perpétua, Michael depara-se com a responsabilidade, após muitos anos, de recolocar Hanna para fora das grades. Antes disso, a última lição do garoto à velha mulher.
Uma película emocionante, que mostra como o amor pode tocar fundo a vida de dois seres humanos.
Vale a pena conferir!
O roteiro é de David Hare, baseado no livro de Bernhard Schlink. A direção é de Stephen Daldry.

Amizade sem limites

Por Bruna Silveira



Bruno, filho de um oficial nazista, vai morar próximo a um campo de concentração na Alemanha em plena 2ª guerra mundial. A casa era enorme, o local não muito apropriado para uma criança.
Em meio a descobertas, Bruno faz amizade com Shmuel, o garoto que vivia no campo de concentração. Todos os dias, Bruno atravessa a floresta e vai em busca de diversão com o amigo. O que parecia algo que não passaria disso é uma lição de amizade sem limites, sem preconceitos.
Bruno vai até o fim com uma amizade infantil que dá uma lição de união incrível à adultos de todos os cantos do mundo e, que tiverem o prazer de assistir ao filme O Menino do Pijama Listrado. A película é baseada no livro de John Boyne, e o roteiro e direção de Mark Herman.

Teoria de Vaca Nova

Por Bruna Silveira




Jane apaixonou-se. As vezes, o ambiente de trabalho propicia encontros e amores inesperados. Amores estes, nem sempre duradouros, que dirá, eternos. Ray, após alguns meses de paixão intensa e um pedido de casamento à Jane, volta para a ex.
Sem casa, sem rumo e sem saber o que fazer, Jane busca, no quarto alugado do apartamento de Eddie, em meio a livros, anotações e percepções, uma explicação para tudo. A explicação que toda mulher busca.
Jane ganha um pseudônimo e, sucesso entre o público feminino, ao publicar a teoria da Vaca Nova. Porém o que Jane não espera, é o amor que neste caso mora no quarto do lado. Que como sempre vem quando não estamos sentadas vendo a vida passar.
Alguém como Você é um filme de 2001, da roteirista Elizabeth Chandler, é baseado em livro de Laura Zigman. Com direção de Tony Goldwyn a comédia romântica traz surpresas e descobertas.