Amante das notícias, apaixonada por palavras, textos, informações, vida, morte. O universo pulsa, mais do que se vê, mais do que se pode falar, é apaixonante! E aqui, um blog de variedades, dicas de livros, filmes, comunicação, gastronomia e uma infinidade de coisas. Sinta-se em casa!
About Me
- Bruna Silveira
- Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.
Followers
Wednesday, August 29, 2012
Páginas de Realidade
Semióticas: Páginas de Realidade: Investigativa, irreverente, iconoclasta, corajosa, a revista “Realidade” revolucionou o mundo do jornalismo brasileiro em p...
38 anos do Museu da Comunicação
No dia 10 de setembro, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa faz 38 anos. Em comemoração a esta data, haverá uma programação especial durante a semana de aniversário. As atividades acontecerão na Sala Alberto André, no primeiro andar do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h, com entrada franca.
Mas informações pelo telefone: 51. 3224 4252.
Confira a programação:
10/09/2012 (2ª feira): Dia oficial do aniversário do Museu
Criação do Museu da Comunicação: uma demanda sócio cultural
Palestra com:
- Sérgio Dillenburg – Fundador e 1º diretor do Museu da Comunicação
- Cláudio Todeschini – Fundador do Museu da Comunicação
Mediador: Augusto Bier – Diretor do Museu da Comunicação
Coquetel de lançamento da campanha de captação de sócios para a Associação de Amigos do Museu da Comunicação.
11/09/2012 (3ª feira): Criação do Museu da Comunicação: espaço de memória dos meios de comunicação
Palestra com:
- Carlos Alberto Carvalho - Coordenador de Comunicação Social do governo Triches
- Carlos Jorge Appel - ex-secretario estadual da Cultura
Mediador: Batista Filho - Presidente da Associação Riograndense de Imprensa
12/09/2012 (4ª feira): Imprensa e História
Mesa-redonda com a participação de:
- João Batista Marçal – jornalista, escritor e radialista
- Sérgio da Costa Franco – escritor e historiador
- Roberto Santos – coordenador do curso de História da ULBRA
Mediador: Elisabeth Toresini – Drª em historia e escritora
13/09/2012 (5ª feira): Imagem em perspectiva – o Museu como fonte de pesquisa
Mesa-redonda com a participação de:
- Alice Dubina Trusz – Drª história pela UFRGS e pós-doutora pela ECA-USP
- Charles Monteiro – coordenador da pós-graduação em História na PUC-RS
- Fábio Bernardi - Presidente da Associação Riograndense de Propaganda
Mediador: Cristiano Zanella – jornalista e pesquisador na área de Cinema.
Fonte: Assessoria do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Monday, August 27, 2012
Mostra traz esculturas e desenhos de Caé Braga
Abre nesta terça-feira, 28, às 19h, a mostra que traz esculturas e desenhos de Caé Braga. São obras recentes, produzidas entre os anos de 2011 e 2012. Caé utiliza materiais diversos, tais como terracota, resina e ferro.
O artista apresenta seu universo imaginário em torno da figura de São Jorge (San Ziorzio). Os desenhos, como exercício diário para as esculturas, conquistam formas definitivas, com a elaboração de outras mídias.
Serão apresentadas nesta exposição 10 esculturas e 8 desenhos. A mostra será realizada no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 em Porto Alegre) de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h e terá visitação de 29 de agosto a 5 de outubro de 2012.
Fonte: Portal PMPA
Tuesday, August 21, 2012
Biblioteca sustentável é inaugurada nos Estados Unidos
A biblioteca Francis Gregory, erguida em Washington, capital dos EUA, é mais que um estímulo à leitura. Trata-se de uma construção planejada de forma ecologicamente correta. Além dos leitores assíduos, a novidade tem atraído novos visitantes.
Os responsáveis pelo projeto são os escritórios de arquitetura Adjaye e Wiencek. Eles planejaram uma área construída com boa parte de seus elementos sustentáveis.
No caso da fachada, por exemplo, foi utilizado madeira e vidro. A proposta é facilitar a entrada de luz durante o inverno e controlar a exposição do sol e calor durante o verão. Para este último caso, uma cobertura foi posicionada sobre o pavilhão, com o intuito de auxiliar o controle de calor interno.
O prédio, localizado em meio à vegetação natural, possui dois andares em cerca de dois mil metros quadrados de área construída. Foram espalhadas caixas de madeira reformadas no espaço. Elas servem como bancos para acomodar os visitantes.
O projeto de construção teve o investimento de US$11 milhões, cerca de R$22 milhões. A biblioteca foi inaugurada em junho e está atraindo adultos, adolescentes e crianças da região. Com informações da PEGN.
Fonte: Site CicloVivo
Friday, August 17, 2012
Um campo de livros
Imagine caminhar por um parque e, de repente, se deparar com milhares de livros à espera de um leitor. Graças ao italiano Massimo Bartolini, quem passeia pelo gramado no vinhedo de St Peter’s Abbey não precisa mais imaginar. O artista criou uma biblioteca ao ar livre em Ghent, na Bélgica. A instalação, intitulada Bookyard, consiste em doze enormes prateleiras repletas de obras doadas pelas bibliotecas públicas das cidades de Ghent e Antwerp.
Além de transitar pelos imensos corredores formados pelas estantes, os visitantes podem pegar emprestado, comprar ou trocar obras e também, é claro, organizar grandes piqueniques literários.
Quem quiser visitar a biblioteca deve correr: a instalação, que integra o TRACK – a Contemporany City Conversation, festival belga que explora espaços públicos e semi-públicos, permanece no gramado apenas até o dia 16 de setembro.
Fonte: Site Pra Ler
Tuesday, August 14, 2012
Por uma cultura de boa vontade
A Sociedade Espírita Ramiro
D’Ávila, localizada no bairro Menino Deus em Porto Alegre, serve diariamente a
sopa aos moradores de rua carentes, de todas as idades, desde o bebê até o
idoso.
São servidas em média 150
sopas no local e, ainda, as que são levadas em potes plásticos (potes de
sorvete, latas de leite em pó, achocolatado, café) para os que não querem ir
até o local ou não querem ficar, dando um total de 400 pratos diários.
Para a sopa, a casa precisa de
verduras, legumes, feijão, arroz, batatas, frango e carnes, ou seja, tudo que
se coloca numa sopa.
Os sopeiros estão precisando
com urgência de doação de cobertores, alimentos, materiais de higiene, escova e
pasta de dente, lâminas e aparelhos de barbear, sabonetes, agasalhos, sapatos,
meias e potes em geral (para a sopa), fraldas para crianças menores de 2 anos,
copos plásticos de cafezinho, onde é colocado sal nas mesas.
Ainda há espaço para trabalho
voluntário de barbeiro para realizar atividades de corte de cabelo e de barba nos
que recebem as doações.
Quem quiser ajudar com doações
ou a servir a sopa, faça contato!
As doações são recebidas na
Sociedade Espírita, na parte da manhã e da tarde, nos horários das 10h às
12h e das 13h30min. às 20h30min.
Sociedade Espírita Ramiro
D'Avila
Av. Getúlio Vargas, 497
Porto Alegre - CEP 90150-001
Tel.: (51) 3233-4934
Bairro: Menino Deus
Monday, August 13, 2012
Congresso Fora do Eixo no Museu da Comunicação
No dia 19 de agosto, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa será espaço do Congresso Fora do Eixo Cone Sul. O evento acontecerá do dia 15 ao dia 19 de agosto em diversos espaços da cidade e irá reunir dezenas de produtores, movimentos sociais, formadores de opinião, artistas coletivos, parceiros latino-americanos, corpo docente do sul do país e gestores culturais. No Museu, o debate será no Auditório Lauro Schirmer das 9h30min. às 13h com o tema Novas Narrativas: Quando foi que separamos ética de estética? e terá os seguintes debatedores: Pablo Rocha da Revista Noize - Porto Alegre, Ediane Oliveira da Radiocom - Pelotas, Alexandre Haubrich do Jornalismo B, Lino Bochini da Revista Trip e Leandro Vovchuk do Cuca - Centro Universitário de Cultura y Arte - Argentina. O debate traz provocações sobre a elaboração de narrativas e estratégias de guerrilha multimídia para a mobilização on-line, além de realizar um levantamento de midialivristas, apresentar projetos estratégicos, mapear veículos de comunicação e organizar o conselho de comunicação cone sul.
O Fora do Eixo é uma rede de cultura livre que reúne 107 coletivos culturais em todo o país, além de parceiros em 10 países da América Latina. Tem como patrono Gilberto Gil, além de apoiadores, colaboradores e corpo docente que conta com nomes como Ivana Bentes (UFRJ), Rodrigo Savazoni (Casa de Cultura Digital), Claudio Prado entre outros.
Durante o Congresso vão acontecer painéis, encontros, oficinas, observatórios, conferências, reuniões livres, consultorias, plenárias, grupos de trabalhos, Feira de Economia Solidária e transmissão ao vivo de debates.
Para mais informações sobre o evento confira a programação completa aqui. Ou através do site oficial do evento.
Sunday, August 12, 2012
Pronta para Amar
Na noite deste sábado, sem opções, sintonizei no canal Telecine, exatamente na hora em que iniciava a película Pronta para Amar. Ironias do destino ou não, assisti o filme inteiro, que narra a história de Marley, uma publicitária bem sucedida e alegre, mas que acreditava que o amor e a paixão para todo o sempre era uma grande mentira. Quem um dia não pensou assim?
Trabalhar era seu foco e, seus relacionamentos não passavam de meros casos. Marley era composta por urgências de viver, sem sequer pensar. Era rodeada por amigos incríveis e por uma mãe amorosa e zelosa ao extremo. Já a figura paterna, para Marley, não possui grande expressão em sua vida, já que seu pai trabalhava ao extremo. Quem sabe daí, por ver a mãe passar por tanta solidão em um casamento, não fez nascer em Marley esse medo de amar e ser amada e seu foco principal no trabalho?
O dia a dia agitado, proporcionou muitos mal estares à personagem que, induzida pelos amigos, foi fazer um check up e descobriu estar com câncer de intestino em estágio terminal. No dia do exame que indicaria a doença, Marley teve contato com o seu Deus e, lhe foram concedidos três pedidos. Surpreendentemente, nenhum deles foi viver e sim, momentos e situações para o que lhe restava de tempo de vida. Um deles era amar.
Por uma causalidade do destino, ou nem tanto assim, Marley realizou todos os seus desejos, dentre eles o do amor verdadeiro, quando se apaixonou por seu médico, Julien.
A película fala, além de morte e doença terminal, em vida. E dá um exemplo de que o amanhã pode não existir, portanto, o melhor é fazer hoje, amar hoje e dar valor ao que se tem agora. O tempo passa a ser nosso bem mais precioso e, em alguns momentos, nos damos por conta que o trabalho exaurido e sem fim, pela renda mensal, nem sempre compensa a falta de pequenos e grandes prazeres da vida.
Amparada por todos que a amam, Marley levou a cabo todos os seus desejos de vida, em seus últimos instantes, tendo aprendido a sublimidade de um grande amor. Mas, a que preço? Talvez por eu estar fechando o ciclo de meu inferno astral, prestes a entrar em um novo ano, natural fazer um balanço após 32 primaveras. Foram eles bem vividos ou estou esperando a notícia de uma doença terminal para resolver realmente viver? O que eu sou hoje é o que eu realmente quero ser, ou ainda aguardo uma péssima notícia para realmente ser quem desejo? Os relacionamentos que construí, da forma que os construí, estão de acordo com o que de verdade espero para minha posteridade?
As respostas às minhas questões estão apenas comigo. Mas indico esse filme não só pelo que ele nos faz pensar como pela projeção que fazemos ao assisti-lo. Não estaríamos todos à beira da morte não deixando fluir nosso verdadeiro eu?
Wednesday, August 08, 2012
Tia Jane
Essa é uma réplica do único retrato original de Jane Austen.
A aquarela foi feita por sua irmã, Cassandra Austen, em 1810.
Cheiro de livro
Todos
que me conhecem mesmo, sabem que eu sempre comento, quando viajo muito tempo,
que sinto saudade do cheiro dos meus livros. Alguns em especial.
Mas, sabe porque o cheiro dos livros antigos atraem tanta gente??
Por causa da Lignino que os livros tem aquele cheiro maravilhoso de baunilha.
Por causa da Lignino que os livros tem aquele cheiro maravilhoso de baunilha.
Mas, o que é Lignina?
A lignina, é uma substância que impede que todas as árvores se curvem, é um polímero feito de unidades que são proximamente relacionadas à vanilina. Quando transformada em papel e conservada por anos, ela cheira bem. E essa é a maneira como a Divina Providência organizou as coisas para que os donos de sebos possam ter cheiro de baunilha, subliminarmente dando uma fome de conhecimento em todos nós.
Friday, August 03, 2012
Wednesday, August 01, 2012
Pimentta do Reino: Aniversário, marketing e relacionamento
Pimentta do Reino: Aniversário, marketing e relacionamento: No mês de aniversário, quem comprou em grandes lojas, às vezes em pequenas também, sempre recebe aquele cartão de felicitações. Quem não p...
Subscribe to:
Posts (Atom)