About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, December 24, 2009

A festa é de quem?

Por Bruna Silveira


Final de ano parece ser sempre a mesma coisa. Correria nas empresas para fechamento do período, papéis de amigo secreto, combinações da ceia de Natal e, é claro, a famosa corrida aos presentes. As lojas ficam lotadas, até o último minuto, é sempre possível deixar os shoppings e estabelecimentos comerciais com alguma lembrancinha.
As festas são cansativas: é na empresa, é com os amigos, com os parentes. O ponto máximo, geralmente se dá na noite do dia 24 de dezembro, quando então as famílias se reúnem, bebem, comem e trocam produtos.
A questão é: a festa é de quem? O que mesmo se comemora no Natal? Talvez, nos dias de hoje se diga que é o dia do Papai Noel. Comemora-se os presentes, as vendas, as compras e o que se ganha. Comemora-se a mesa farta e cheia, comemoram-se as alegrias do ano. Alguém comemora o aniversário da pessoa mais importante do dia?
Sim, o dia é dele, de Jesus Cristo, que com toda sua humildade passou um período na terra para trazer uma palavra, ensinar o sentido verdadeiro do amor, da fraternidade, da caridade. Ele veio mostrar que a vida vai além do que vemos. O ensinamento já foi esquecido (ou será que algum dia foi absorvido?). A humildade não está dentro do coração de muitas pessoas, nem o amor ao próximo, menos ainda a solidariedade. Como o Mestre mesmo disse: “Muitos serão os chamados, poucos os escolhidos”.
Pequena parcela da população realiza ações de solidariedade. Elas existem sim, mas em menor número do que a parte populacional dos habitantes terrenos que comemoram a data baseados no materialismo. Sem contar que é isso que ensinam as crianças.
Gostaria que para este ano, os pensamentos e corações se voltassem mais ao aniversariante do dia, ao dono da festa, ao Mestre Jesus. Que as pessoas, que pouco tem, comemorassem a mesa farta para seus filhos mas não esquecessem do aniversariante. Gostaria que as pessoas que correm em shoppings e lojas cheios, chegassem em casa e à meia noite lembrasse do Mestre.
Desejo, do fundo do coração que o aniversariante participasse mais da vida de cada ser humano, não por escolha dele porque ele sempre está presente, mas pela vontade e opção de cada um.
Finalizo não desejando um Feliz Natal, mas sim que as pessoas coloquem mais fé em sua jornada terrena!
E parabéns ao aniversariante do dia! Ao Mestre Jesus, meu muito obrigada!

No comments: