About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, December 22, 2011

As badaladas do sino

Todos os anos, neste mesmo período, posto quase o mesmo tipo de narrativa: um balancete do ano que passou. Mas acho que, 2011, em especial, me mostrou um lado tão bizarro da vida, tão mais cedo do que eu imaginava, que não quero lamentar, nem nada. Aprendi, com tudo isso, que é a forma como nós encaramos o dia a dia que nos deixa bem ou mal.

O relógio não para e sempre é tempo de aprendermos. Não quero, ao final desse ano, ficar rezando por um próximo melhor. Pois, se eu não for capaz de ver a vida de outros ângulos, o ano pode estar passando em mim como um doce de batata doce, mas eu não verei algo de positivo. Então, passei a ver o conotado quando me dei conta disso. Sem esperar a virada social do ano.

Muitos dizem que estamos prestes a adentrar em um ano de fim do mundo. Fim do mundo é o que se tem visto nas ruas. O desrespeito, a sujeira, a desonestidade, a falta de fé, de amor verdadeiro – uma das coisas que acho que as redes sociais banalizaram, ainda mais, foi o amor – a maldade, a crueldade, a falta de segurança, pouco investimento na educação e na saúde... Ih, uma lista gigantesca, que, creio caracterizarem o fim do mundo.

2012 vem para fazer com que a gente responda pelos nossos atos, é o ano da reação à tudo que praticamos. Isso implica tanto coisas boas como coisas ruins. É, tá na hora do vamos ver! Acabou mesmo a mamata e, por favor, ninguém mais é ingênuo, ainda mais vivendo no Brasil, para imaginar que nasceu para habitar em um jardim de flores. Tropeços pela vida acontecem, imprevistos, coisas que não gostaríamos, mas ai está a chance de encararmos de forma não agressiva, dolorosa. Choros são partes do ser humano, claro que sim, mas alegrias e crescimento também e, isso depende de nós. Por mais dolorido que seja um período, às vezes grande parte da vida, sempre, sempre mesmo existe o lado bom. Aprendi a olhar para ele e tirar essa lição.

Ainda tenho muito que aprender, ih, nem quero pensar nisso. Mas deixarei as coisas chegarem a seu tempo. Tentarei não prever as situações, apenas deixá-las acontecer. Eu não vou encontrar a resposta em meio a ansiedade, embora eu seja uma pessoa muito, muito ansiosa e controladora. Nesses momentos, a gente descobre o quanto é capaz. E sempre se é! Não deixo mais que as pessoas me digam como viver, ou se sou ou não um ser humano forte. Aos 32 anos isso é ridículo! E, meu conselho para 2012 é: não deixe dizerem quem você é, o que deve fazer e, muito menos, não pense em não fazer ou falar algo porque os outros vão pensar isso ou aquilo. Ninguém paga as contas do outro, então, cada um tem sua própria vida pra cuidar. Cada um atento a sua, se respeitando, principalmente nas diferenças, faz o mundo girar melhor. E, se me permitirem mais um conselho: não deixem fazer você de gato e sapato. A gente sabe bem quando está sendo enganado por alguém. E, geralmente isso vem do lado que menos imaginamos e, creio que a razão disso é porque a gente fala demais e as pessoas pensam que sabem demais sobre nós. Mande o vivente vigiar a vida dele. Ninguém merece migalhas, em sentindo algum, já basta o trabalho de sol a sol e as perdas inerentes da vida.

Nesse Natal que se aproxima, o badalar dos sinos, nesses últimos dias do ano, desejo que eu e todo mundo, pense realmente o que representa o dia 25 de dezembro. Nesta data nasceu Cristo, nosso Mestre. Portanto, aqui estamos falando de nascimento, de vida, de alegria, brotou uma vida. Uma vida que veio nos ensinar e, mesmo o homem deturpando tudo nos dias de hoje, temos sempre ele que olha por nós, junto com seu pai, nosso Criador. Que os corações se abram para receber um novo nascimento da alma, e que comemorem a passagem cronológica acreditando que 2012 pode e será, sim, um ano bom, pois trará aprendizado sobre nós mesmos, sobre o outro.

Que continue a brilhar em nós a luz do Criador, do mestre Jesus e que nos deixemos sempre essa luz penetrar em nossas almas, sentindo o manto de amor da Mãe Santíssima. Esses são os únicos que jamais, estarão contra nós! Somemos as energias, aprendamos a sorrir e ser feliz AGORA e sempre!

2 comments:

Maxwell Soares said...

Belo texto, Bruna. Você escreve de uma maneira muito bela, parabéns. Aproveitando: Feliz Natal e excelente 2012.

Bruna Silveira said...

Obrigada Maxwell! Um maravilhoso 2012 à ti!