About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, November 08, 2012

A história do primeiro teatro do Estado

Livro do jornalista Klécio Santos recupera a trajetória do Theatro Sete de Abril, em Pelotas


Um dos patrimônios culturais do Rio Grande do Sul, o Theatro Sete de Abril é o mais antigo teatro do Estado e um dos únicos remanescentes no Brasil entre as casas de espetáculos construídas na primeira metade do século 19. No livro ‘Sete de Abril – O teatro do imperador’, o jornalista Klécio Santos resgata os 180 anos do espaço. Em um ano de pesquisas, o autor selecionou as melhores histórias, vividas no palco, na plateia e até fora do teatro. O livro reúne curiosidades, fotografias, recortes de jornais antigos, novidades, como textos inéditos do escritor Simões Lopes Neto, e histórias de Lobo da Costa.

A edição é da Libretos, em parceria com Pedro Hasse, da Quati Produções Editoriais, e produção da Ato Produção Cultural. O projeto tem patrocínio da Souza Cruz, por meio do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O lançamento da obra será realizado neste sábado, 10, às 19h, na Praça Central da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Klécio Santos nasceu em Porto Alegre, em 1968. É formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com especialização em Patrimônio Cultural no Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, exerce o cargo de editor-chefe da sucursal multimídia do Grupo RBS em Brasília, onde está desde 1999. Antes, escrevia resenhas de cinema no jornal Agora (Rio Grande) e foi editor de Cultura do Diário da Manhã e repórter do Diário Popular, ambos de Pelotas.

Entre as homenagens recebidas, ele destaca o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com a reportagem ‘Na mira dos Arapongas: O império de Jango devassado no exílio’, e a medalha Trezentas Onças, concedida pelo Instituto João Simões Lopes Neto, com o objetivo de reconhecer aqueles que se destacaram no trabalho pela preservação da memória e divulgação da obra do escritor. Em 2012, concluiu o Master de Jornalismo – Gestão de Empresas de Comunicação, ministrado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, em parceria com a Universidad de Navarra, da Espanha.




Fonte: Coletiva.net

No comments: