About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Sunday, September 20, 2009

Direitos iguais para todos

Por Bruna Silveira





Ontem, finalmente, consegui deitar e ver um filme. Há horas não me dava a este luxo, há tempos queria ver Milk. A escolha não podia ser mais correta.
Com Sean Penn no papel principal, e só por isso eu estava animadíssima para ver o filme, Milk – A voz da igualdade, mostrou a crueldade com que os americanos tratavam os homossexuais na década de 70.
A cinebiografia, lançada em 2008, conta a história de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70.
Ao mudar-se com seu companheiro para o bairro de Castro, onde montou uma loja de fotos, Milk contava com uma legião de gays, que com ele e como ele, buscavam o seu lugar dentro da sociedade preconceituosa.
Foram três derrotas nas urnas, até a gloriosa vitória. Então, ao tornar-se supervisor, Milk, que já recebia ameaças, lutou até o último dia de sua vida por uma vida mais digna e justa para os gays, tidos como escória perante o governo.
Lutas e superação fazem parte do filme. Mas a mensagem de que devemos ir a fundo em busca de nossos direitos e por aquilo que acreditamos, está implícito e explicito na película.
Milk foi assassinado, após um ano de sua vitória, por um inimigo político. Mas que ele mudou a história mudou sendo o primeiro político homossexual dos EUA.
A película traz detalhes em todas as cenas e ainda mescla imagens reais dos acontecimentos e dos personagens.
Vale a pena conferir e deixar o preconceito de lado.
Dirigido por Gus Van Stan, o filme de dois Oscars, nas categorias de Melhor Ator para Sean Penn e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, estrelado por Josh Brolin, Melhor Edição, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
Sean Penn recebeu, ainda, uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama
Milk – A Voz da Igualdade recebeu, ainda, quatro indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem.
Ganhou dois prêmios no Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, para James Franco e Melhor Roteiro de Estréia. Sendo indicado, também, nas categorias de Melhor Ator e Melhor Fotografia e Sean Penn foi premiado como Melhor Ator.







Harvey Milk (1930-1978)





No comments: