About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Sunday, May 23, 2010

Aplaude que ele é o cara!

Por Bruna Silveira

Na noite de 17 de maio, lá estava eu sentada na platéia do Conversa do Praia, evento sistemático do Shopping Praia de Belas em Porto Alegre/RS. Esperava por ele, ele que é diretor do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, e ainda, autor dos livros sobre Chico Xavier. Enfim, a pessoa que esteve e está em contato com dois ídolos meus: Caco Barcellos e Chico Xavier.

Eu que tinha certeza que não arredaria pé dali antes do final da entrevista e muito menos sairia daquele shopping sem o autógrafo do “cara”, perdi uma oportunidade impar: clicar o momento. Sim, a máquina, de baterias carregada que estava em meu poder, no exato momento da foto, não funcionou. Enfim, tinha um fotografo profissional lá e paguei pela foto, que ainda não chegou no meu endereço. (Quando esta memória estiver em meu poder, prometo postar).

Foi realmente uma experiência diferente ouvir Marcel Souto Maior, um jornalista não espírita, contar as peripécias vividas para então poder escrever sobre Chico. Como ele mesmo disse, na inocência de recém repórter, ele pensou que uma mentirinha iria colar. É, o que ele não contava é que isso não daria certo em se tratando do médium mais famoso do Brasil. Dentre as experiências além da vida que teve após o “pacto” da biografia, ele conta quem em uma manhã lágrimas brotaram de seus olhos, sem nenhuma manifestação emotiva. Dentre os vários causos que o próprio jornalista conta no livro do filme de Chico Xavier, um destaque foi quando ele, ao terminar de escrever o primeiro livro sobre Chico, enviou uma cópia do mesmo a Nelson Xavier, ator que representou Chico na terceira fase de sua caminha na telona. Daniel Filho, diretor da película, não imaginava isso e convidou o ator para o papel. Detalhe: ao enviar uma cópia da história de Chico para Nelson, Maior acrescentou um bilhete que dizia que, se um dia aquele material virasse filme, ele gostaria da presença de Nelson no Papel de Chico.

Confissões a parte, Maior participou de todas as gravações do filme, em Uberaba, e as histórias podem ser lidas no livro que ele estava autografando naquela noite. “Chico Xavier, a história do filme”, vale ser lido após assistir ao longa, que ainda está nas salas de cinema. Foi com uma platéia atenta, que o jornalista, após 60 minutos de bate-papo, foi ovacionado pela platéia e deixou o palco pela livraria.

Para fechar com chave de ouro meu encontro que este simpático jornalista, ao ir buscar meu autógrafo, contei minha aspiração de fazer contato com Caco Barcellos para então enviar meu trabalho de conclusão do curso de jornalismo, quando então abordei a Semiologia do Rota 66, livro do Caco. Sai de lá com o que eu queria e com a paz que Marcel Souto Maior, mesmo não sendo espírita me fez sentir.

No comments: