About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Tuesday, November 08, 2011

Amor, Poesia, Sabedoria

Não precisa ser amante de Edgar Morin para ler esse livro. Bom, ok, eu sou, mas nem todo mundo precisa ter a mesma queda por ele. Ao me deparar com esse livro, fiquei encantada. Falar de amor, poesia e sabedoria, é para poucos intelectuais. Afinal, tirando a sabedoria, os demais temas são renegados por pesquisadores. Não pelo autor do Paradigma da Complexidade.

Afirmo que, quem tiver a oportunidade, leia essa obra. Durante a narrativa, Morin fala do resgate do amor. Algo que todos sentem, poucos falam, poucos entendem. Traz a poesia da vida. E apresenta que nós, como homo sapiens, temos uma parcela de demens. Deixando fluir apenas esse demens, enxergamos somente a prosa da vida. Mas, precisamos olhar ao redor, mesmo em meio a um mundo materialista, que pensou que evoluiria junto com a ciência e a indústria, e perceber o sutil da natureza, da fauna e da flora. A arte de viver.

Resgatar o milagre da vida, pois o amor pode se fazer presente em cada signo, e viver em estado poético, ou seja, viver de forma mais afetiva, percebendo nossa parcela de responsabilidade com o cosmos. Aí entra a sabedoria. Fazer uma auto-análise, construir uma auto-ética e perceber que o que ocorre do outro lado do mundo, nos diz respeito, sim! Afinal, vivemos nessa casa temporária, ao mesmo tempo, e podemos, inclusive, auxiliar na humanização da sociedade.

Para que essa consciência se forme, Morin explica sobre a necessidade do resgate cultural, da valoração das coisas simples, o resgate da origem. Podemos não compreender porque as coisas estão da forma que se apresentam, mas, indo ao encontro dessas informações, seremos capazes de compreender o futuro, e, a partir de nossa auto-ética, poetizar a vida e transformar o planeta em um lugar melhor. Essas e outras várias questões são levantadas pelo autor, que durante seu discurso literário resgata origens e nos faz pensar.

Em um tempo onde o egoísmo, o materialismo e a cultura burguesa ditam as regras, podemos, tranquilamente, a partir dessa perspectiva, criar inter-textos que façam da poética uma filosofia de vida amorosa.

Indico muito essa leitura!





No comments: