About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Friday, January 27, 2012

Festival Internacional de Cultura Livre - Arte e Memória



O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa participa do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA LIVRE - ARTE E MEMÓRIA –  com o projeto LANDSCAPE, intervenção da artista Adauany Zimovski.

As obras ficarão expostas ao lado de duas fotografias do acervo permanente do Museu nos corredores de acesso entre o térreo e o primeiro andar e podem ser visitadas entre 31/01 e 25/02. Também integra o trabalho cartão postal com imagem atual de Porto Alegre, disponível  ao visitante.

O trabalho Landscape, integra o Festival Internacional de Cultura Livre – FIC Livre. Com programação distribuída entre as cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo, o FICLivre quer mostrar que a cultura amplia horizontes, qualifica nossa relação com o mundo e é fundamental para uma idéia de cidadania no século 21.

Sobre o trabalho

A palavra “lanscape”, que em inglês significa “paisagem”, mas também pode ser traduzida como “cenário” é o título desta proposta de intervenção no espaço do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

A ideia do projeto é pensar no trajeto de significação da PAISAGEM. A partir de registros selecionados da coleção de postais antigos da artista, é feita uma apropriação das imagens da cidade de Porto Alegre e interior para colocar em evidência o que chamamos de paisagem, quais as possibilidades de ampliação do significado desse termo e como esse conceito pode ser entendido atualmente.  A artista observa que:
Em alguns postais podemos ver que, às vezes, uma das cores da impressão sai da marcação e corrobora um pequeno deslocamento da imagem final, como uma duplicação. Essa característica me chama a atenção para o fato de que não há nada mais fictício do que o padrão de paisagens usadas nesse meio de publicação e que o que estamos vendo é um ideal construído do lugar admirado.”



Adauany Zimovski, São José dos Campos - SP. Vive e trabalha em Porto Alegre-RS. Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2007, é co-gestora do Atelier Subterrânea (www.subterranea.art.br).

Participou de diversas exposições coletivas e individuais em Porto Alegre e pelo interior do estado. Em 2006, integrou o grupo Passos Perdidos, vencedor do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2007) pela exposição coletiva Sala dos Passos Perdidos. Foi artista selecionada em alguns salões, como Salão do Jovem Artista (2007) e Salão de Abril (Projeto Desvenda – 2010) e XI Concurso de Artes Plásticas do Goethe-Institut Porto Alegre.







No comments: