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Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

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Sunday, August 22, 2010

Que clima é esse?


Por Bruna Silveira


Muitas empresas se perguntam: o que acontece com o rendimento da minha instituição? Poucos questionam o clima existente dentro da sua organização ou, do setor que está sob sua responsabilidade.

Segundo o papa da Administração Idalberto Chiavenato, o Clima Organizacional é a “qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia seu comportamento” (Chiavenato, 1997).

Ligado diretamente a motivação, o clima da empresa retrata a baixa satisfação funcional e em consequência disso a baixa produção. E, se há uma vontade real de mudar o ambiente de uma empresa, tendo em vista que a boa imagem começa dentro de casa, inúmeros serão os aspectos que podem ser avaliados para essa transmutação. Uma das questões é avaliar a visão dos funcionários frente a cultura da empresa, seu modelo de gestão vigente, processos comunicacionais, valorização profissional e a identificação do ser humano, colaborador, com todas estas questões.

Chiavenato (1997)



Algumas vezes as empresas contam com um quadro qualificado de colaboradores, porém, a cultura organizacional não contribui para que estes utilizem todo seu potencial criativo e competente para desenvolver as tarefas. Muitas vezes as soluções podem ser encontradas a partir da avaliação dos quesitos comentado acima.

Nem todos os aspectos podem estar em desalinho dentro da empresa, mas podem apresentar-se de forma ambígua. De nada adianta motivar o colaborador com extras no salário, se o dirigente chega irritado por problemas com seus parceiros e desconta em sua equipe. Se o modelo de gestão dele é de pressão e terrorismo, com atitudes explosivas, mesmo com o contra-cheque gordo no final do mês o funcionário irá render menos.

Avaliando o perfil funcional, unindo a cultura da empresa com a perspectiva de resultados e, algumas vezes, fazendo sessões onde os colaboradores possam apresentar seus anseios e serem respeitados, auxilia para que o ambiente comece a apresentar um clima mais agradável, produtivo e feliz. Isso resulta não apenas em benefício aos colaboradores, mas em cifras positivas para a empresa. Funcionário valorizado, motivado e feliz trabalha mais.

Todo o processo de mudança é lento, mas buscando com calma as respostas e fazendo as mudanças baseado em um plano estratégico de endomarketing, as questões que deixam nebuloso o dia-a-dia da organização podem contar com mais colaboração e otimização de atividades e resultados.

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