About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Friday, September 21, 2012

Curso sobre o cinema dos anos 60



O Museu da Comunicação, em parceria com a Cena Um Produtora, promove o curso Novos Cinemas dos Anos 60. As aulas serão ministradas pelo jornalista Leonardo Bomfim, e o curso será dividido em três módulos. As aulas serão às terças e quintas-feiras, com início do primeiro módulo nos dias 25 e 27 de setembro das 19h30min às 22h no Museu da Comunicação. Os alunos recebem apostila e certificado de participação. 

As inscrições estão abertas aos interessados e podem ser efetuadas no blog  cinemacenaum.blogspot.com.br








A década de 60 foi um período extremamente criativo e revolucionário em diversas cinematografias ao redor do mundo. O momento era de contestação e rediscussão dos modelos sociais. O cinema desta época refletiu este desejo de mudança. Diferentes formas de ver, fazer e produzir filmes se manifestaram e um novo modelo de cinema surgiu. O curso fará um recorte histórico daquela época, abordando as principais cinematografias que redefiniram o cinema mundial.

O curso vai apresentar uma visão contextualizada e aprofundada do que significou a ruptura estabelecida nos anos de 1960 com os chamados Novos Cinemas, procurando identificar uma contextualização de rusgas advindas já de décadas anteriores, unindo assim a futura relevância para o cinema contemporâneo. Da Nouvelle Vague ao Novo Cinema Tcheco, do Cinema Novo Brasileiro à Nouvelle Vague Japonesa, quais os pontos de contato e de distanciamento entre os movimentos de vanguarda do cinema dos anos 1960?







Leonardo Bomfim é jornalista e Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul – ACCIRS. Também é curador das mostras Cinema Marginal e Cinema Black, realizadas na sala de cinema P. F. Gastal. Foi diretor do documentário em longa-metragem Nas Paredes da Pedra Encantada (2011). Dirigiu o videoclipe A Marchinha Psicótica de Dr. Soup, do músico Júpiter Maçã. Publicou artigos em revistas como Teorema, Norte, Noize e em sites como Senhor F, Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Atualmente, mantém o blog freakiumemeio.wordpress.com

Mais informações através do e-mail cenaum@cenaum.com ou pelo telefone (51) 9176 4757.


No comments: