About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Friday, July 01, 2011

Esquenta

E no último dia 21 chegou o inverno. Tirando a parte ruim desse período do ano, a questão dos moradores de rua, dos animais abandonados no frio e a situação caótica das emergências dos hospitais, acho esta estação deliciosa.  

O inverno é minha estação do ano preferida. Adoro esse frio lá fora, colocar um belo casaco, ter a certeza que não ficarei suando por onde eu for. O período é aconchegante para estar em casa, tomar uma bebida quente, comer uma comidinha especial, sem culpa, apreciar um bom vinho. Assistir um filme. Enfim... As opções são muitas.
Para dar um up no inverno, que ao menos aqui no sul é de “renguear cusco”, a ideia desse post é, depois de um garimpo meu na internet, trazer receitinhas doces para os dias frios de final de semana. Na próxima sessão do “esquenta”, prometo trazer pratos saborosos de inverno, para serem combinados com vinho.

Então, aprecie sem moderação!


Bebidinhas

Choconhaque com gengibre

Ingredientes:


- 250 ml de leite
- 1 pedaço pequeno de gengibre sem casca
- 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 50 ml de conhaque
- Canela moída e chantilly para decorar

Preparo:

Coloque o leite e o gengibre para ferver. Após a fervura, retire o gengibre e coloque o chocolate, o açúcar e o conhaque. Misture bem e desligue o fogo. Coloque em uma xícara e decore com chantilly e canela. Sirva quente.


Chocolate quente cremoso

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 10 colheres de chocolate em pó meio amargo
- 1 litro de leite integral
- Canela em pau – a gosto


Preparo:

Ferva o leite, acrescente o leite condensado, o chocolate em pó e a canela em pau, misturando bem. Após levantar fervura, baixe o fogo e adicione o creme de leite. Mexa até que fique bem dissolvido. Desligue o fogo, coe e sirva.

**Para dar mais charme à bebida, sirva com chantily ou polvilhe canela. Além destes, para os adultos, o chocolate quente pode ser acrescido de licor de cacau, conhaque, amarula e licor de amêndoas.



Capuccino de chocolate branco

Ingredientes:

- 4 xícaras de leite
- 280 g chocolate branco picado
- 2 colheres de chá conhaque
- 1 xícara café forte fresco ou uma xícara de café solúvel
- canela em pó para polvilhar

Preparo:

Coloque o leite em uma panela de fundo grosso. Deixe ferver. Retire do fogo, adicione o chocolate branco e bata até obter um creme liso. Volte a mistura ao fogo, acrescente o conhaque e bata até espumar por cerca de 1 minuto.
Em uma xícara, coloque o café e, por cima, despeje a mistura de chocolate branco, polvilhe com a canela.



Comidinhas

Bolo sem leite e sem ovos! 6-minute chocolate cake

Na massa você usa café ou água para substituir o leite. A combinação de bicarbonato e vinagre cria um efeito bonito de se ver e ajuda o bolo a crescer.


Ingredientes:

- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/3 xícara de chocolate em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de água ou café (prefiro café)
- 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
- 2 colheres (sopa) de vinagre

Pré-aqueça o forno a 190° C.
Forma: 20 x 22 cm aprox. ou redonda

Preparo:

Misture na forma que vai assar: Farinha de trigo, chocolate em pó, bicarbonato, sal e açúcar. Em uma caneca medidora misture: óleo, água ou café e baunilha. Junte aos ingredientes na forma e mexa até a massa ficar cremosa. Em seguida, adicione o vinagre e mexa rapidamente. Haverá uma reação do vinagre com o bicarbonato formando espuma. Mexa até incorporar bem o vinagre com a massa. Asse de 25 a 30 minutos. Deixe o bolo esfriar e sirva com sua calda preferida.

Esta é uma maneira fácil de preparar o bolo, mas ele não pode ser desenformado. Se você tiver paciência, misture em uma tigela, unte a forma, forre com papel manteiga e leve para assar.




Ingredientes:
 
- 8 ovos
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 8 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

- 500 g de goiabada cremosa industrializada cremosa
- 2 colheres (sopa) de vermute

Preparo:

Para massa: separe as gemas das claras e bata as claras em neve na batedeira. Adicione as gemas e bata bem para misturar. Acrescente o açúcar e bata novamente. Desligue a batedeira e acrescente a farinha, misturando delicadamente. Por último, coloque o fermento e mexa até formar uma massa homogênea. Despeje em uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 8 a 10 minutos. Retire do forno e coloque a massa assada em um guardanapo de pano úmido. Enrole e reserve.
Para o recheio: misture a goiabada com o vermute, mexendo com uma colher.
Montagem: desenrole a massa reservada. Espalhe o recheio sobre a massa e enrole novamente. Decore a gosto.


Rosquinha de Pinga

Ingredientes:

Massa
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de margarina
- 1 colher (sopa) de amoníaco
- 150ml de aguardente
- 3 ovos inteiros
- 6 xícaras (chá) de farinha de trigo


Preparo:

Sovar todos os ingredientes muito bem. Fazer os modelos desejados de rosquinha. Levar para assar, em forma untada com margarina, ao forno pré-aquecido à 180ºC e assar por aproximadamente 25 minutos.





No comments: