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Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

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Tuesday, November 23, 2010

Com a palavra, meu mestre



Demorou mas veio. Meu mestre de sempre fez uma resenha do livro do mago dele: Philip Kotler. Como meu pai, José Fernando Silveira, a vida inteira trabalhou pautado pelos nortes que Kotler sugeriu, hoje ele apresenta suas palavras sobre a última obra do papa do Marketing, Philp Kotler.




Então, com a palavra o meu mesrte, sobre o livro do mestre dele. Apreciem sem moderação!






Marketing 3.0



As forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano



As pessoas hoje estão escolhendo produtos e empresas que satisfaçam suas necessidades mais profundas de criatividade, comunidade e idealismo. As organizações líderes percebem que precisam estar aptas a satisfazer esses clientes altamente conscientes e com acesso à tecnologia. Compreendem, também, que as antigas regras do Marketing não as ajudarão a fazê-lo.





O papa do Marketing, Philip Kotler, e seus colegas, Hermawan Kartajaua e Iwan Setiawan, deram a esse movimento de rompimento definitivo com os modelos anteriores o nome de Marketing 3.0, título da obra lançada em 2010. Ele vai além do Marketing baseado em produtos (Marketing 1.0) ou daquele baseado no consumidor (Marketing 2.0), assumindo uma abordagem holística, entendendo os consumidores como pessoas multidimensionais, norteadas por valores, e até mesmo como possíveis colaboradores. O Marketing 3.0 mostra como produtos e empresas devem demonstrar sua relevância na comunidade global interconectada, oferecendo um guia ímpar para o sucesso.



O livro Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano divide-se em três partes principais. Na parte I, os autores resumem as principais tendências de negócios que moldam o imperativo do Marketing centrado no homem, que é o alicerce para o Marketing 3.0. Na parte II, mostram como as instituições podem apresentar sua visão, missão e valores junto a cada um de seus stakeholders (públicos). Na parte III, os teóricos compartilham seus pensamentos sobre vários aspectos da implementação do Marketing 3.0 para a solução de problemas globais, tais como o decréscimo cada vez maior do bem-estar, da pobreza e sustentabilidade ambiental, instruindo de que forma as empresas podem contribuir, por meio da implementação do modelo de negócios centrado no ser humano. Por fim, o epílogo resume as 10 idéias fundamentais do Marketing 3.0, esclarecendo o leitor com exemplos seletos de organizações que adotaram o conceito em seu modelo de negócios.









Marketing 3.0: É hora de mudar!





É possível uma empresa ser centrada no ser humano e, ainda assim, ser lucrativa? O livro oferece uma resposta afirmativa a essa pergunta. O comportamento e os valores de uma instituição estão cada vez mais abertos ao escrutínio público. O crescimento das redes sociais torna mais viável e mais fácil o debate sobre empresas, produtos, serviços e marcas existentes, em termos de seu desempenho funcional e também de seu desempenho social. A nova geração de consumidores está muito mais antenada às questões e preocupações sociais. As organizações terão de se reinventar, realizando o mais rápido possível a transição dos limites antes seguros do Marketing 1.0 e 2.0 para o novo mundo do Marketing 3.0.





Resenha de
Prof. Me. José Fernando Fonseca da Silveira
Relações Públicas, especialista em marketing, professor universitário e pai (meu pai)

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