About Me

My photo
Professora, Jornalista, Relações Públicas e Mestre em Comunicação Social. Apaixonada pela comunicação e pelo imaginário humano e cultural.

Followers

Thursday, November 11, 2010

Inteligência é ruim

Por Bruna Silveira

Sim, exatamente como diz o título. A inteligência, a falta de cultura e de respeito tomaram conta das relações sociais. Ser inteligente é ruim. Eu sei que cada um é responsável por suas escolhas, por sua trajetória e nem sempre os livros agradam gregos e troianos. Assim como nem todo mundo gosta do mesmo tipo de música, da mesma espécie de filme e não partilha o mesmo querer na hora de sentar e deliciar-se com os prazeres da boa mesa. Mas aí, a achar que uma pessoa que gosta de quase tudo, que estuda e tem opinião própria não serve, é demais.
Sem abrir pormenores da minha vida particular, apenas escrevo, pois me soou o alerta do medo. Medo de a população estar emburrecendo. Bom, não é para menos. Nas escolas o livro de Monteiro Lobato foi criticado por fazer alusão ao racismo por causa da tia Anastácia. Mas gente, fazer as crianças pensarem no contexto histórico que o livro foi escrito é demais?
Exercitar a massa cinzenta é pedir muito? Bom, se nem o ENEM é algo certo, feito por gente de “alto escalão”, não sei mais o que esperar. Ainda mais em um país onde os governantes não são os mais dotados no quesito ensino superior, e um analfabeto é tido como letrado pelo TRE e arrasa no voto popular das urnas, nas eleições 2010.
Comentários a parte, de fato fiquei chocada, mesmo sem ser galinha, que meu problema seja por ler demais, estudar demais e escutar Chico Buarque. O que as pessoas têm contra o Chico? Além de ótima música, ele ganhou o Jabuti de Literatura 2010 com a obra Leite Derramado. Mas, como disse no começo, cada um escolhe o seu caminho, seus aprendizados, crescimentos e/ou futilidades cotidianas.
Combinar: como dizia Jorge Ben Jor: canja de galinha não faz mal a ninguém. Com licença, Jor, mas complementarei: CULTURA e canja de galinha não faz mal a ninguém!

No comments: